
O Play na História é um podcast do Programa de Educação Tutorial do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PET História UFTM) e seus episódios estão disponíveis pelo Spotify. Por aqui, estão presentes os episódios que compõem a minissérie sobre a história de Peirópolis.


Peirópolis - Episódio 1: Mudanças no Brasil, a ferrovia, a migração e a mineração.
Participantes: João Igo Alves, Hortência Santos e Felipe Miranda Ibrahim
SINOPSE:
Peirópolis é um bairro rural da cidade de Uberaba em Minas Gerais, localizado há 28,3 Km de distância. Atualmente é um dos centros paleontológicos mais importante do Brasil e do mundo. Além disso, a história daquele lugar se destaca preponderantemente pela sua comunidade que compartilha uma história rica desde 1889. Este primeiro episódio tem o objetivo de apresentar o seu início e ascensão deste lugar e da comunidade.


Peirópolis - Episódio 2: Os primeiros fósseis, o fim da ferrovia e a estagnação econômica.
Participantes: João Igo Alves, Hortência Santos, Thamara Milhomem e Felipe Miranda Ibrahim
SINOPSE:
Em meados de 1940, por meio de uma correção realizada nos trilhos da ferrovia e pela atividade mineradora, foram encontrados no local fósseis datados entre 80 a 65 milhões de anos. O achado culminou na transformação a longo prazo de Peirópolis em um sítio paleontológico. A notícia dos fósseis encontrados acarretou visibilidade, despertando atenção de pesquisadores e estudiosos na área. Um deles, o paleontólogo Llewellyn Ivor Price, foi convidado para conduzir as pesquisas e escavações em Peirópolis, localizado na Serra da Galga. Mas e a comunidade? Como ela esteve presente nesse processo que alterou completamente as dinâmicas daquele espaço aos quais compartilhavam suas vidas? Quais foram os efeitos desse processo modernizador? É neste segundo episódio que o Play na História apresentará essas indagações.

Peirópolis - Episódio 3: AASPP, o Museu dos Dinossauros e a chegada da UFTM.
Participantes: João Igo Alves, Hortência Santos, Thamara Milhomem e Felipe Miranda Ibrahim
SINOPSE:
Na década de 1980, foi criada pela comunidade a Associação dos Amigos Paleontológico de Peirópolis composta por moradores, representantes e defensores das causas científicas. O trabalho do grupo foi primordial na luta pelo fim das atividades mineradoras da região que, a partir de métodos inapropriados, causava a destruição dos vestígios paleontológicos. Este terceiro e último episódio trata desse tema e de todo o retrospecto de como as ações coletivas da comunidade de Peirópolis transformaram os horizontes do que veio a se tornar o bairro rural. Tanto com o estabelecimento do Museu dos Dinossauros e o redirecionamento econômico para o turismo, quanto com a chegada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e, também, da chancela dada pela UNESCO como Geoparque.